Subir na boleia de um caminhão é cada vez mais surpreendente pelo aparato tecnológico embarcado nas cabines e pelo conforto que é proporcionado aos motoristas. As montadoras, presentes na 21 Feira e Congresso TranspoSul, realizada nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), trouxeram o que há de mais moderno neste sentido. Tudo pode ser resumido em três objetivos centrais que atendem tanto aos profissionais do volante como aos empresários do setor: conforto, segurança e economia.

– Tivemos belas palestras e muitas novidades trazidas pelas montadoras com tecnologia muito avançada. Além disso, foi fundamental a integração com outros modais, no HUB do Embarcador, Startups e outras empresas que oferecem serviços e produtos para o setor de transporte e logística – afirmou o presidente do SETCERGS, João Jorge Couto da Silva.

A aposta da MAN VW Caminhões e ônibus é na tecnologia inovadora. Durante a TranspoSul, a empresa apresentou ao mercado o RIO, uma plataforma sustentável composta por vários serviços conectados. Funciona em nuvem para aplicação de serviços próprios e de terceiros reduzindo custos e aumentando o volume de negócios. A tecnologia coleta informações sobre caminhões, reboques, motoristas, cargas, dados sobre tráfego, clima, entre outras informações. A partir dos resultados são geradas recomendações valiosas para tomada de decisão.

– É um benefício muito grande que vai possibilitar agregar qualquer tipo de serviço, desde o mapeamento de rota, contratação de frete, telemetria e rastreamento, entre outros. É como se fosse uma caixa preta do caminhão – explica o gerente executivo da MAN Latin America, Sérgio Pugliese.

Com opções de toda linha de produtos, desde o leve até o extra-pesado, a Mercedes-Benz, foca na economia e tecnologia em seus produtos. O coordenador regional de vendas da Mercedes Benz, Michel Candido Neves, destacou o grande interesse dos visitantes pelo caminhão Actros, que teve nos últimos anos um crescimento de 5% a 30% no share de mercado.

– O Actros é um caminhão consolidado no mercado e que caiu na graça do caminhoneiro. Traz toda parte de segurança com sensores de faixa e radar que freia automaticamente o caminhão. Tecnologicamente é muito diferenciado e ainda traz uma economia muito grande de combustível e por isso tornou-se uma referência no mercado – explica.

Mundialmente conhecida por investir forte na segurança, a Volvo agregou ainda mais preocupação com a sustentabilidade e economia de combustível.

– Apresentamos o pacote de aceleração inteligente que melhorou a performance do motor 13 litros trazendo maior economia e conforto, tanto no caminhão 6×2 como no 6×4. A tecnologia pode chegar a até 10% em alguns tipos de operação. Estamos trabalhando, ainda, com o caminhão modelo 2020 aqui na TranspoSul e o FH 540 que fez muito sucesso no Test Drive – explicou o gerente regional de vendas da Volvo Dipesul, Carlos Alberto Silveira.

A chefe de propaganda e promoção da Scania Brasil, Lana Piccoli, destaca que a TranspoSul cumpriu um papel importante de apresentação da nova geração de caminhões da Scania.

– O modelo S500 6×2, por exemplo, traz uma cabine nova que não existia no Brasil. Tem um teto mais alto e acabamento requintado em termos de conforto, segurança e tecnologia. A motorização trabalha em duas potências, mas agora, com uma configuração completamente nova em termos de potência do caminhão. Todo nosso leque é completo, mas sempre com o alto torque conhecido do motor Scania, podendo variar desde opções para linhas regionais até os de maior potência para longas distâncias – afirma.

A linha de produtos da Iveco foi outra atração para os visitantes. Reconhecido e líder do mercado no segmento, o Daily, foi um dos produtos exibidos o caminhão mais vendido na região da linha pesada Hi-Way.

– O mais importante, hoje, é trabalhar o custo operacional do caminhão. Os custos estão elevados e há uma discussão grande do frete do produto. Por isso, trabalhamos no desenvolvimento de um caminhão que oferece a melhor rentabilidade para o caminhoneiro. Nossa obsessão é trabalhar diariamente neste sentido para que o caminhoneiro e o empresário possam ter melhor lucratividade – disse.

Para o diretor de vendas da DAF, Antenor J. Frasson Jr. estar na TranspoSul desde o princípio representou um avanço importante desde que a marca chegou no Brasil.

– Participamos desde que chegamos como marca aqui no Brasil e o Rio Grande do Sul sempre foi uma referência forte no segmento de transportes. Não tem como não estarmos presentes nesta feira tão importante – disse.

A marca causou grande impressão com o modelo de caminhão que possui a cabine mais alta do mercado.

– Estamos entregando o máximo conforto para os clientes. Podemos citar a ampla cabine e nível de ruído que é extremamente baixo. Prezamos não somente pela questão do frete em sim mas pelo conforto para o operador que passa o dia na estrada dando a ele o máximo de conforto e o máximo de economia para o frotista – contou o gerente de planejamento de produto e engenharia de vendas da DAF, Alekson M Felicio.

A TranspoSul é promovida pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas do Rio Grande do Sul (SECTERGS).

Fonte: Caminhões & Carretas