A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 26 de março, uma mudança importante na política de preços do óleo diesel. A alteração acontece após a Diretoria Executiva aprovar uma alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel.

De acordo com o comunicado oficial da petroleira, os preços do diesel nas refinarias da companhia, que correspondem a cerca de 54% dos preços ao consumidor final, serão reajustados a cada 15 dias, podendo ser elevados ou reduzidos.

Ainda segundo a Petrobras, a definição dos preços continuará sendo baseada em princípios como, o preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado. No comunicado, a empresa estatal destaca que o não cumprimento destes princípios poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil.

Por fim a Petrobras destacou que o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e ocupa a 57º posição em uma pesquisa que abrange 163 países, realizada pela Globalpetrolprices.com.

Somente nos três primeiros meses de 2019 o preço do óleo diesel sofreu onze aumentos e apenas três reduções. Reajustes estes que foram praticados com intervalos variando de de um dia a uma semana, fato que reforçou a insatisfação do transporte rodoviário de cargas em relação ao alto custo com o combustível.

Confira na íntegra o comunicado da Petrobras: CLIQUE AQUI 

Texto: Lucas Duarte

Fonte: Caminhões e Carretas