Não esqueça de incluir os impostos!
Para ser mais competitivo e conseguir mais cargas na Brasil Fretes, é fundamental ter um preço certeiro, não pode ser muito alto, ou você estará fora da concorrência, ou muito baixo, porque aí é prejuízo.
É normal termos dúvidas sobre como definir esse melhor valor. Sendo assim, compreenda qual é a melhor maneira de calcular um frete.
ICMS E ISS
As transportadoras necessitam pagar dois tipos específicos de impostos: São o ICMS e o ISS. Eles estão ligados justamente ao transporte, sendo devido ICMS quando de transporte intermunicipais, e ISS, quando transporte dentro do mesmo município. Dessa forma, esse é mais um item que ela deverá contar ao fechar o frete. Diferentes trechos possuem diferentes alíquotas de impostos, por isso é necessário consultar caso a caso.
De acordo com a modalidade de sua empresa, podem incidir outros impostos. Sempre verifique atento a cada caso específico.
Pedágio
Pesquise o valor que será gasto a cada trecho com pedágios. Consultar sites especializados pode ser um grande diferencial nessas horas.
Combustível
Esse é um dos pontos mais delicados no cálculo do valor do frete. Para definir custo do combustível é necessário conhecer bem as médias de consumo do caminhão que realizará o transporte. Esse valor será definido por:
Valor do Combustível por litro (R$/l) x Distânica que será percorrida (km) ÷ Média de Consumo (km/l)
Não esqueça que o valor do combustível muda em cada posto e em cada região. Então, se for necessário abastecimento em um local desconhecido, pesquise o preço antes.
Manutenção
Os custos de manutenção da frota, incluindo o custo dos pneus, são difíceis de serem definidos, mas pode-se realizar uma estimativa com base no custo dos últimos três meses. Faça a conta sempre em R$/km e multiplique esse valor pela distância total que será percorrida na viagem.
Aproveitando que falamos sobre manutenção, criamos uma planilha de acompanhamento de manutenção de frota. Baixe grátis aqui:
http://materiais.brasilfretes.com.br/planilha-de-acompanhamento-de-manutencao
Mão de Obra
A mão de obra é sem dúvidas o custo mais importante a ser considerado. O salário do motorista e os encargos relacionados, precisam ser divididos pela quantidade de fretes estimados que o mesmo irá trabalhar e proporcionalmente ao tempo que será necessário em cada frete. Nos casos que são necessários a contratação de ajudantes (chapas, por exemplo), precisamos considerar este custo no frete também.
Custos operacionais
Custos com aluguel, pessoal de apoio administrativo, água, luz, telefone, internet, entre outros, são custos que precisam ser considerados no valor do frete para não ter prejuízo. Para facilitar o cálculo, a melhor forma é estudar estes valores uma vez e definir um valor percentual a ser acrescido no valor do frete.
Seguros
Todo e qualquer transportador deve possuir o RCTR/C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), este é um seguro obrigatório e cobre acidente cuja responsabilidade seja imputada ao transportador. Seu valor médio é de 0,013% do valor da carga.
Quando falamos em transportes de risco é opcional a aquisição do GRIS (Gerenciamento de Risco e Segurança), tendo como finalidade cobrir os custos específicos decorrentes das medidas de combate ao roubo de cargas, a alíquota do GRIS pode variar dependendo do tipo de produto, faixa de valor agregado, grau de risco das regiões, seu valor de referência é de 0,30% do valor da nota fiscal.
Há ainda o seguro RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga), que não é obrigatório, mas é solicitado pela maioria dos embarcadores. Este prioriza os danos ocasionados à carga, com taxas que variam de 0,01 a 0,09% do valor do carregamento, de acordo com o grau de risco, e ampara o segurado diante da perda total ou parcial da mercadoria em situações de furto, estelionato, extorsão (simples ou sequestros) e apropriação indevida.
Margem de lucro
Definidos todos os custos, estamos perto do valor do frete. Neste ponto é necessário definir a margem de lucro desta operação, fechando o preço final.
Bons negócios!
Qual é a melhor maneira de calcular o valor do Frete?
Não esqueça de incluir os impostos!
Para ser mais competitivo e conseguir mais cargas na Brasil Fretes, é fundamental ter um preço certeiro, não pode ser muito alto, ou você estará fora da concorrência, ou muito baixo, porque aí é prejuízo.
É normal termos dúvidas sobre como definir esse melhor valor. Sendo assim, compreenda qual é a melhor maneira de calcular um frete.
ICMS E ISS
As transportadoras necessitam pagar dois tipos específicos de impostos: São o ICMS e o ISS. Eles estão ligados justamente ao transporte, sendo devido ICMS quando de transporte intermunicipais, e ISS, quando transporte dentro do mesmo município. Dessa forma, esse é mais um item que ela deverá contar ao fechar o frete. Diferentes trechos possuem diferentes alíquotas de impostos, por isso é necessário consultar caso a caso.
De acordo com a modalidade de sua empresa, podem incidir outros impostos. Sempre verifique atento a cada caso específico.
Pedágio
Pesquise o valor que será gasto a cada trecho com pedágios. Consultar sites especializados pode ser um grande diferencial nessas horas.
Combustível
Esse é um dos pontos mais delicados no cálculo do valor do frete. Para definir custo do combustível é necessário conhecer bem as médias de consumo do caminhão que realizará o transporte. Esse valor será definido por:
Valor do Combustível por litro (R$/l) x Distânica que será percorrida (km) ÷ Média de Consumo (km/l)
Não esqueça que o valor do combustível muda em cada posto e em cada região. Então, se for necessário abastecimento em um local desconhecido, pesquise o preço antes.
Manutenção
Os custos de manutenção da frota, incluindo o custo dos pneus, são difíceis de serem definidos, mas pode-se realizar uma estimativa com base no custo dos últimos três meses. Faça a conta sempre em R$/km e multiplique esse valor pela distância total que será percorrida na viagem.
Aproveitando que falamos sobre manutenção, criamos uma planilha de acompanhamento de manutenção de frota. Baixe grátis aqui:
http://materiais.brasilfretes.com.br/planilha-de-acompanhamento-de-manutencao
Mão de Obra
A mão de obra é sem dúvidas o custo mais importante a ser considerado. O salário do motorista e os encargos relacionados, precisam ser divididos pela quantidade de fretes estimados que o mesmo irá trabalhar e proporcionalmente ao tempo que será necessário em cada frete. Nos casos que são necessários a contratação de ajudantes (chapas, por exemplo), precisamos considerar este custo no frete também.
Custos operacionais
Custos com aluguel, pessoal de apoio administrativo, água, luz, telefone, internet, entre outros, são custos que precisam ser considerados no valor do frete para não ter prejuízo. Para facilitar o cálculo, a melhor forma é estudar estes valores uma vez e definir um valor percentual a ser acrescido no valor do frete.
Seguros
Todo e qualquer transportador deve possuir o RCTR/C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), este é um seguro obrigatório e cobre acidente cuja responsabilidade seja imputada ao transportador. Seu valor médio é de 0,013% do valor da carga.
Quando falamos em transportes de risco é opcional a aquisição do GRIS (Gerenciamento de Risco e Segurança), tendo como finalidade cobrir os custos específicos decorrentes das medidas de combate ao roubo de cargas, a alíquota do GRIS pode variar dependendo do tipo de produto, faixa de valor agregado, grau de risco das regiões, seu valor de referência é de 0,30% do valor da nota fiscal.
Há ainda o seguro RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga), que não é obrigatório, mas é solicitado pela maioria dos embarcadores. Este prioriza os danos ocasionados à carga, com taxas que variam de 0,01 a 0,09% do valor do carregamento, de acordo com o grau de risco, e ampara o segurado diante da perda total ou parcial da mercadoria em situações de furto, estelionato, extorsão (simples ou sequestros) e apropriação indevida.
Margem de lucro
Definidos todos os custos, estamos perto do valor do frete. Neste ponto é necessário definir a margem de lucro desta operação, fechando o preço final.
Bons negócios!
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